Funcionalidades para as IHM’s beneficiam as instalações industriais

As IHM’s (Interfaces Homem-Máquina) vem sendo usadas comumente para mostrar informações locais básicas, como operações do processo ou da máquina, alarmes e alguns gráficos de tendência. Elas possuem uma grande variedade de tamanhos e de opções de interação com o usuário (teclas, touchscreens, teclados e mouses).

Uma melhoria, muito desejada pelos programadores, foi a performance. As IHM’s agora podem rodar aplicações mais complexas, graças a uma CPU mais robusta, ao aumento da memória RAM e da capacidade de armazenamento. Desta maneira as IHM’s podem rodar não apenas em sistema operacionais proprietários, mas também em outras plataformas (como Microsoft Windows Embedded ou Professional), permitindo aos usuários tirar vantagem de recursos como a geração de documentos PDF.

As possibilidades de conectividade das IHM’s estão tendo um papel crescente, interligando controladores lógicos programáveis (CLP’s) à uma instalação de infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação). No nível de arquitetura do CLP, a interface com a IHM é facilitada através de diferentes tipos de conexão, como portas seriais, portas USB e Ethernet, junto com a possibilidade de utilizar a mesma IHM para conexão com diferentes protocolos de fabricantes de CLP. O elo com a TI é uma necessidade crescente, pois permite a utilização de dados em tempo real e históricos por sistemas MES (Manufacturing Execution System) e ERP (Enterprise Resource Planning).

Hoje é possível acessar remotamente, monitorar e controlar qualquer IHM de qualquer navegador de rede, facilitando ajustes e atualizações, pois não é mais necessário o deslocamento até o local e conectar o computador ao painel, que muitas vezes possui essa conexão em locais de difícil acesso, às vezes sendo necesário desmontar algumas partes para obter o acesso.

Essas habilidades, muitas em uso há algum tempo em empresas que investem na sua estrutura de automação, são apenas o início. A integração de vídeos vem se tornando cada vez mais popular, podendo ser utilizada, por exemplo, para exibir um vídeo mostrando um passo a passo de um determinado ajuste na máquina a um operador menos experiente. A utilização de um leitor de impressão digital na IHM facilitaria a vida dos usuários, que não precisariam armazenar senhas para desbloquear funções restritas.

Gostaria de aproveitar para pedir o seu voto no Prêmio Top Blog, clicando no selo localizado à esquerda no topo da página e confirmando seu voto na janela que se abrirá, ajudando assim a popularizar o blog. Um abraço a todos e uma boa semana.

Fonte: Automation.com

Tags: , ,


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

Leave a Reply



BlogBlogs.Com.Br