Supervisório X IHM

Olá colegas da automação, hoje gostaria de falar um pouco sobre IHM e sistema supervisório. Freqüentemente me fazem a seguinte pergunta:

– É melhor utilizar um sistema supervisório em um painel central ou trabalhar com IHM’s instaladas na área?
A resposta é muito manjada: Depende!
Os sistemas de supervisão instalados em uma sala com operadores treinados possuem diversas vantagens como:
  • Centralização das informações (facilitando o armazenamento histórico);
  • Visualização geral do processo de forma rápida;
  • Melhor controle das atuações dos operadores;
  • Facilidade de manutenção;
  • Telas de operação maiores.
Porém, em um processo onde temos atuação com base no produto, como indústrias alimentícias que necessitam de atuação rápida, o operador pode demorar a perceber alguma anomalia, que geralmente é passada por algum operador de área, o que pode causar uma falha de interpretação e conseqüentemente uma resposta errada ao processo.
Essa é uma das vantagens de se ter pequenas IHM’s localizadas em pontos estratégicos da linha de produção. Outras vantagens que podem ser citadas são:
  • Telas mais enxutas, facilitando a operação;
  • Controles simples e eficazes;
  • Acompanhamento em tempo real do resultado de suas atuações.
Por esses motivos, quem deve analisar qual dessas escolhas é a melhor, é o responsável pelo projeto de automação, que deve pesar todos os aspectos do sistema e decidir qual a melhor opção.
Um abraço a todos…

Tags:


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

3 Responses para “Supervisório X IHM”

  1. sobre oq vc esta se referindo qndo cita “facilidade de manutencao” como vantagem dos sistemas supervisorios ?

  2. Nesse item facilidade de manutenção eu me refiro às atualizações no processo, pois em IHM’s espalhadas pela planta é necessário alterar cada terminal que é afetado por essa atualização, já no sistema supervisório as estações afetadas pela mesma atualização geralmente rodam o mesmo aplicativo, sendo necessário alterar um aplicativo e apenas atualizar as outras máquinas.

  3. Anonymous Says:

    Olá, Parabéns pelo espaço,é muito legal essa ferramenta de pesquisa e troca de idéias, quando a utilização de supervisórios ou IHMs, trabalho com programação de IHMs a alguns meses, e vejo como vantagem o fato dela ser dedicada, e dependendo do projeto e de sua aplicação o processamento da IHM é mais rápido.
    Gostaria de deixar uma sugestão em CLPs programáveis em Step 7, que são os equipamentos da alemã VIPA, que possui uma linha de CLPs compatível com a linha do S7 300 da Siemens, é o mais rápido do mercado atualmente, por que possui um processador dedicado, fabricado pela própria Vipa, que antigamente fornecia módulos especiais para a Siemens, todas as CPUs da linha Speed7 vem com porta ethernet integrada, é uma opção de qualidade e um preço mais acessível.
    Gostaria de deixar meu e-mail [email protected]

Leave a Reply



BlogBlogs.Com.Br