CLP Sistema – CP-3000

Olá companheiros da automação, como vocês devem ter percebido estou mais uma vez viajando a trabalho e, aproveitando que estou com a mão na massa, vou falar um pouco sobre o CLP da Sistema Automação Industrial, onde comecei a dar os meus primeiros passos nessa área.

 

Este CLP não é mais fabricado e tampouco instalado em novas automações, porém ainda existe em locais onde não é vantajoso um investimento na troca por um modelo mais novo. Para se ter uma idéia de quão antigo é esse sistema, abaixo apresento a configuração mínima para utilização do software de programação para o mesmo:

 

Hardware:

Memória: 640 Kbytes

Vídeo: Monocromático

Unidades de disco: 1 unidade de 5 ¼” ou 3 ½”

Portas: 1 porta serial (para comunicação com o CP3000) e 1 porta paralela (ou segunda porta serial) para impressora.

 

Software:

Sistema operacional: compatível com MS-DOS (versão 2.1 e posteriores)

 

Os modelos de CPU são os seguintes:

 

CP3000-1A: Dispõe de 70 registros de 16 bits;

CP3000-2A/2AE: Dispõem de 511 registros de 16 bits;

CP3000-3A/3AE/3AF: Dispõem de 1024 registros de 16 bits;

CP3000-4A//4AE/5ª: Essas não tem pra ninguém, são 8127 registros de 16 bits. (Uau!!!)

 

Apesar dessas brincadeiras, esse controlador funciona muito bem, possui instruções de movimentação, deslocamento de bits, funções matemáticas, temporizadores, contadores, seqüenciadores, instruções lógicas, fluxo de execução de rotinas, loop, manipulação de arquivos, comunicação entre CPU’s, PID e comunicação ASCII. Parece algo comum, mas para os primórdios da década de 80 era algo fora do comum.

 

Uma vez feita a programação de maneira correta, dificilmente seria necessário abrir o programa e monitorá-lo ou modificá-lo. Esse é um ponto que nos dias atuais seria inconcebível, já que a o software de programação (PGM) é feito em plataforma MS-DOS, permite visualizar/alterar uma linha por vez na tela, lembrando que, se o programa estiver online (Em Linha como é mostrado no software) cada linha pode demorar (dependendo do tamanho do programa) até mais que 5 minutos para ser aceita pelo controlador.

 

 Na verdade era o paraíso dos programadores, já que poderia se passar metade do dia para configurar um alarme analógico, e ainda com o aval da chefia.

Tags: , , , ,


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

19 Responses para “CLP Sistema – CP-3000”

  1. Estou tendo a oportunidade de estudar este CLP na disciplina de Comando Elétricos Industriais no curso de Eletrotécnica do antigo CEFETES (Centro Federal de Educalão Tecnológica do Espírito Santo), atual IFES(Instituto Federal do Espírito Santo).

    Hoje tive o primeiro contato com o CP3000 da Sistema. Realmente este é um gigante em se tratando de controladores, para a época dele é claro. Uma pena ter se descontinuado a fabricação, não se econtra hoje um com qualidade equiparavel.

  2. Caros amigos de automação, nunca é tarde para esclarecer ou dismitificar dúvidas em relação a Sistema Automação Industrial, a qual fabricava o CLP CP-3000.

    É verdade que, realmente, a Sistema “fechou” suas portas, mas nunca perdeu o comprimisso com seus clientes. Para isso, ela credenciou a Alfasistema a realizar toda operação de Fabricação, Reparos e Treinamento para o CP-3000 e continuamos a atender vários do usuários do equipamento até hoje, como Petrobras, Nestle, entre outros. A Alfasistema está credenciada desde 1998 pela Sistema. A Alfasistemae stá localizada em Sâo Paulo/ SP e todos podem contatá-la pelo telefone 11-5589-5080.

    Rodney P. Santos (Diretor)

  3. elizeu rodrigues Says:

    Oi bom dia a todos, eu comecei os meus passos na area de automação com o famoso PLC da Sistema na epoca Industria Papel Simão, depois VCP e hoje é Fibria do ramo Papeleiro e fico feliz em saber que tem mais gente que tambem começou com esse PLC.
    um grande abraço a todos.

  4. Como consigo o softwere de programaçao do cp 3000

  5. Gilberto, conseguiu o software? Eu também gostaria!

  6. Miguel Arcanjo Says:

    Tive uma boa experiência com esse equipamento, realmente este PLC éra muito valente mesmo. Trabalhei numa Usina Siderúrgica e uma CPU 3AE tinha o controle de um Laminador de Chapas, em outra área, controlava Máquinas de Retíficas de Cilindros e uma Fresadora, bons tempos!

  7. tenho muitos trilhos completos da linha cp-3000
    45C040
    45C066
    45C001
    45C020 e um CV-500 da SMAR alguem se interessa?

  8. Prezado,

    Solicito por gentileza se há apostila que possa nos fornecer eou mais detalhes sobre o software em questão. Ainda há dois deste clp instalado na empresa em que trabalho e como estou ainda caminhando nesta aréa me seria de grande valia as informações solicitadas.

    Sds.

    botelho

  9. Fernando Meira Says:

    Infelizmente não possuo nenhum manual a respeito deste CLP. Já tive a oportunidade de utilizar um manual impresso mas já não tenho mais acesso ao mesmo.

  10. Tenho um Lote deste equipamento anunciado no mercado livre que tiver interesse segue o link ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553213597-lote-clp-sistema-reliance-e-rockwell-cp-3000-_JM )

  11. Tenho um Lote deste equipamento anunciado no mercadolivre quem tiver interesse segue o link ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553213597-lote-clp-sistema-reliance-e-rockwell-cp-3000-_JM )

  12. Panela velha faz comida boa PLC5 Allen Bradley bate forte nestes CPUs com BGA

  13. Eu compre um plc cp-3000 e gostaria de saber se os senhores tem software CPU trilhos etc desse plc para fins de estudos em cursos de plc… meu e-mail para contatos é [email protected] meu endereço no face book é https://www.facebook.com/jair.chagas.58
    Preciso da ajuda dos senhores que já tiveram ou ainda tem contatos com essa relíquia .

  14. Obrigado

  15. Bom dia.

    Entre os diversos controladores que trabalho, esta o CP-3000 e gostaria de trocar informações através do site.

    1) alguém já se deparou com o problema de “cair” o LED ativo dos cartões de entrada analógica ?

    Até mais.

  16. Ismael Urtubi Says:

    Bom dia senhores! Gostaria de saber como funciona o TOF no PLC CP-3000A?

  17. Bom dia a todos. Preciso também do software de programação desse CLP e também de alguma documentação. Agradeço qualquer indicação.

  18. Alguém sabe informar onde consigo baixar o manual de programação deste PLC?

  19. Para quem trabalha com automação residencial ou industrial é essencial a qualificação para não ficar parado no tempo.

Leave a Reply



BlogBlogs.Com.Br