Automação sem fio

Cada vez mais a tecnologia wireless (sem fio) ingressa no setor de automação industrial. A utilização de instrumentos desse tipo facilita a instalação em campo, já que elimina a necessidade de utilização de diversos cabos para comunicação com o controlador.

 

Há certo preconceito com essa modalidade, pois os primeiros testes eram feitos com base na tecnologia já utilizada em redes de computadores, porém os equipamentos utilizados não eram preparados para uso industrial já que não possuíam proteção contra interferências presentes no chão de fábrica e a confiabilidade dos dados transmitidos não era aceitável para o uso proposto onde as informações necessitam estar corretas e em tempo real, de modo a evitar maiores problemas. Os novos protocolos wireless já primam pela superação desses desafios.

 

Em uma malha wireless os instrumentos funcionam como receptores, emissores e roteadores para os demais módulos sem fio. Dessa maneira, a rede pode se reconfigurar automaticamente, caso algum nó deixe de operar, redesenhando assim a topologia e identificando um novo caminho para alcançar todos os dispositivos ativos.

 

Nos próximos tópicos falarei um pouco sobre os instrumentos (funcionamento, mais utilizados, etc.).

 

Não esqueçam de se inscreverem na lista de seguidores desse blog, dessa maneira vocês me ajudarão a saber quantas pessoas estão lendo as postagens.

 

Um abraço e até a próxima…


You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

AddThis Social Bookmark Button

Leave a Reply



BlogBlogs.Com.Br