Redes DeviceNet, ControlNet e Ethernet-IP

agosto 2nd, 2009 Fernando Meira Postado em automação industrial, ControlNet, DeviceNet, EtherNet, redes de comunicação No Comments »

Vamos falar um pouco sobre os três protocolos de comunicação mais utilizados pela Rockwell Automation, são eles: ControlNet, DeviceNet e Ethernent/IP. Estes protocolos tem em o comum o fato de se tratarem de protocolos abertos, ou seja, nenhum deles é de propriedade da Rockwell. Seu desenvolvimento é gerenciado pela ODVA.

A figura abaixo exemplifica o uso sugerido para cada um destes protocolos.

Arquitetura Integrada Allen Bradley

Arquitetura Integrada Allen Bradley

No nível mais baixo temos a rede DeviceNet, que pode ser utilizada para comunicação entre sensores, atuadores, IHM’s, CLP’s, Drives, etc. Com a sua utilização podemos trocar diversas informações via rede, como por exemplo o estado, corrente e outros parâmetros de um driver, além de poder comandar o mesmo, diminuindo o número de entradas e saídas necessárias no seu sistema.

Logo acima temos a utilização da ControlNet, para a comunicação entre o CLP, módulos remotos I/O, terminal de programação, permitindo a configuração de dispositivos, downloads e uploads de programa. Uma característica marcante é a robustez do meio físico, que possui uma boa imunidade a ruídos, ideal para percorrer o chão de fábrica, interligando pontos distantes da planta.

No topo da figura temos a rede EtherNet/IP, que tem a função de encapsular os dados das redes anteriores e transmiti-los através de uma rede EtherNet, que possui um baixo custo de instalação e uma boa velocidade para a sua aplicação, ajudando a difundir os dados às pessoas interessadas.

Posteriormente escreverei mais sobre cada rede, mostrando os dados técnicos de cada uma como número de nós, meio físico, distância máximas e outras.

Um abraço a todos e até o próximo post…

AddThis Social Bookmark Button




BlogBlogs.Com.Br