Warning: DOMDocument::load(http://migre.me/api.xml?url=http://www.automagate.com.br/?p=71): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/automagate/www/wp-content/plugins/migreme-retweet/migre-me.php on line 123
Warning: DOMDocument::load(): I/O warning : failed to load external entity "http://migre.me/api.xml?url=http://www.automagate.com.br/?p=71" in /home/automagate/www/wp-content/plugins/migreme-retweet/migre-me.php on line 123
Vamos falar um pouco sobre os três protocolos de comunicação mais utilizados pela Rockwell Automation, são eles: ControlNet, DeviceNet e Ethernent/IP. Estes protocolos tem em o comum o fato de se tratarem de protocolos abertos, ou seja, nenhum deles é de propriedade da Rockwell. Seu desenvolvimento é gerenciado pela ODVA.
A figura abaixo exemplifica o uso sugerido para cada um destes protocolos.
No nível mais baixo temos a rede DeviceNet, que pode ser utilizada para comunicação entre sensores, atuadores, IHM’s, CLP’s, Drives, etc. Com a sua utilização podemos trocar diversas informações via rede, como por exemplo o estado, corrente e outros parâmetros de um driver, além de poder comandar o mesmo, diminuindo o número de entradas e saídas necessárias no seu sistema.
Logo acima temos a utilização da ControlNet, para a comunicação entre o CLP, módulos remotos I/O, terminal de programação, permitindo a configuração de dispositivos, downloads e uploads de programa. Uma característica marcante é a robustez do meio físico, que possui uma boa imunidade a ruídos, ideal para percorrer o chão de fábrica, interligando pontos distantes da planta.
No topo da figura temos a rede EtherNet/IP, que tem a função de encapsular os dados das redes anteriores e transmiti-los através de uma rede EtherNet, que possui um baixo custo de instalação e uma boa velocidade para a sua aplicação, ajudando a difundir os dados às pessoas interessadas.
Posteriormente escreverei mais sobre cada rede, mostrando os dados técnicos de cada uma como número de nós, meio físico, distância máximas e outras.
Um abraço a todos e até o próximo post…