10 aplicativos Android® para Engenharia / Automação Industrial

dezembro 19th, 2011 Fernando Meira Postado em automação industrial, instrumentação, wireless 1 Comment »

Fiz uma pequena lista com 10 aplicativos que eu utilizo na minha área de atuação: Engenharia e Automação Industrial. Como a lista de aplicativos para o sistema Android® é grande e vem crescendo cada dia mais, haverão muitas opiniões diferentes, mas já é um bom começo para quem atua nessas áreas e está iniciando nesse sistema operacional.

1Pano – Este software faz a montagem de fotos panorâmicas. Você tira várias fotos sequenciais que são agrupadas formando uma única imagem, ideal para capturar, por exemplo, uma linha de produção a ser estudada.

 

 

2Bubble – O famoso nível de bolha de ar. Com esse aplicativo você pode nivelar o que você quiser: quadros, painéis elétricos, mesas, etc. Quem nunca ficou com aquela dúvida se algo estava nivelado mas, por falta de tempo e recursos, acabou apelando para o “olhômetro”.

 

 

3StopWatch & Timer – Um cronômetro bem intuitivo. De fácil utilização e com um design simples, bonito e eficiente.

 

 

 

 

4Scaler – A regra de três simplificada. Todos que atuam nessa área sabem de cor como utilizar a regra de três, mas fica muito mais fácil quando temos um aplicativo que nos poupe dessa tarefa, afinal sempre dá um pouco mais de trabalho quando precisamos converter um sinal de 4 a 20 mA para uma pressão de -30 a 70 mbar.

 

5 ElectroDroid – Tabelas e fórmulas na palma da mão. Um excelente aplicativo que possui diversas tabelas da disciplina elétrica (bitolas de cabos, tabela ASCII, simbologia, etc.), pinagem de cabos (serial, paralelo, ethernet, etc,) e calculadoras (resistores, lei de Ohm, filtros, etc.).

 

 

6RealCalc Scientific Calculator – Uma calculadora científica para ninguém botar defeito. A melhor calculadora que eu já utilizei em smartphones. Trabalha com o modo algébrico tradicional ou com o modo RPN (HP-4?G), possibilidade de consultar o histórico de resultados e uma tabela de constantes físicas, além de vários outros recursos.

7ConvertPad – Conversor de unidades. Possui diversas tabelas de conversão úteis para o nosso dia a dia como: pressão, vazão, distância, volume, densidade, etc.

 

 

 

8ReadItLater – Antes ler tarde do que nuca ler. Este aplicativo permite que você guarde o endereço de páginas na internet para uma leitura posterior. Pode ser integrado com o browser do seu computador, de modo que você armazena as páginas que você gostaria de ler com mais calma para acessá-las mais tarde no seu smartphone ou no seu computador pessoal.

 

9SpringPad – Um bloco de notas inteligente. Sabe aquelas tarefas que alguém solicita verbalmente e você responde que vai fazer depois quando estiver no local apropriado? Quantas delas você já esqueceu de fazer? Este aplicativo permite que você tome nota de várias formas: Lista de tarefas, lista de compras, post-it, fotos ou gravação de áudio. Caso necessite você também pode configurar um lembrete para as tarefas mas importantes.

 

10Documents To Go – Visualizador / Editor de documentos. Abra os seus arquivos de texto, planilhas, apresentações. Com a versão paga você pode editar e criar esses arquivos além de visualizar arquivos PDF.

 

 

 

Alguns desses aplicativos são gratuitos, outros são pagos e outros possuem uma versão paga e uma gratuita com limitações. Lembre-se que você pode encontrar outros similares que atendam às suas necessidades. Caso tenham alguma sugestão enviem nos comentários do post.

AddThis Social Bookmark Button

Indústria gaúcha entrega 1o lote de um conjunto de Unidades Terminais Remotas para a CEMIG

outubro 13th, 2011 Fernando Meira Postado em automação industrial No Comments »

A BCM Automação recebeu nas últimas duas semanas, a equipe técnica da Cemig, para TAF realizado nos laboratórios da empresa. O conjunto de sofisticadas UTRs de última geração perfazendo melhoria de pontos de controle e automação que engloba sistemas operacionais em tempo real, além de redundâncias de UTS. As subestações devem entrar em operação ainda este ano.

Flávio Massafera Paiva, Técnico de Proteção e Controle e Automação do sistema de Alta-tensão da Cemig afirma que o profissionalismo em implantações dessa complexidade contribuem para o sucesso do projeto e acrescenta: “Venho em nome dos colegas e de toda CEMIG DISTRIBUIÇÃO SA, agradecer e destacar a nossa satisfação com a atenção e o profissionalismo no qual fomos recebidos. O importante é que, mais uma vez, tivemos a oportunidade de ensinar e principalmente aprender”.

“No período que estivemos executando o TAF da remota pudemos contar com a valiosa colaboração de sua equipe de profissionais de altíssimo nível técnico e social. Tivemos a oportunidade de conhecer melhor alguns dos produtos BCM com inovações que poderão vir a revolucionar o mercado da indústria de automação” complementa Sérgio Esteves, responsável pela  Engenharia de Automação Sul da Cemig, de Pouso Alegre (MG) .

 

Mais informações: [email protected]  ou (51)3374-3899

AddThis Social Bookmark Button

Eike Batista entra na área de Automação Industrial

outubro 7th, 2011 Fernando Meira Postado em automação industrial No Comments »

O empresário Eike Batista, dono do grupo EBX, adquiriu 70% do controle acionário da empresa AC Engenharia, que presta serviços de Automação Industrial no setor de óleo e gás, criando assim a empresa SIX Soluções Inteligentes, que será o braço do grupo na área de Automação. A AC Engenharia foi fundada por Alexandre Caldas e está no mercado há 17 anos, esse assumirá o cargo de CEO da nova empresa e continuará com os 30% das ações.

Atualmente contando com 130 funcionários a SIX deve atingir 600 funcionários até 2015, contando com investimentos da ordem de R$ 100 milhões. Parte desses investimentos será destinada à construção de centros de desenvolvimento no Rio e em Macaé.

AddThis Social Bookmark Button

Rockwell Automation adquire a Lektronix, uma das principais provedoras de serviços e reparos para automação industrial

junho 19th, 2011 Fernando Meira Postado em automação industrial No Comments »

A Rockwell Automation anunciou no último dia 24/05 a aquisição da Lektronix, um fornecedor independente  de reparos e serviços para automação industrial na Europa e Ásia, sediada em Cannock, Reino Unido.

Lektronix fornece reparos em automação, sobressalentes e outros serviços de manutenção para vários produtos de automação industrial, incluindo controladores lógicos programáveis (CLP), acionamentos de motores, computadores industriais e equipamentos de controle numérico computadorizado (CNC). Seus clientes incluem uma vasta gama de fabricantes, de alimentos e bebidas à indústrias pesadas de processo.

“Esta aquisição acelera o crescimento do ramo de serviços da Rockwell Automation na Europa e impulsiona a expansão da nossa presença para os clientes das economias emergentes.” Hedwig Maes, presidente da Rockwell Automation para a Europa, Oriente Médio e África, disse em seu pronunciamento.

“Os clientes da Lektronix continuarão a receber um suporte de alto nível técnico de excelência com o qual eles estão acostumados e ganharão vantagens significativas utilizando a cadeia global de produtos, serviços e soluções  da Rockwell Automation”, informou Tony Jones, diretor-gerente e CEO da Lektronix.

Lektronix possui em torno de 290 empregados distribuidos em onze filiais e oito centros de reparo na Europa, Oriente Médio e Asia.

AddThis Social Bookmark Button

Automação aumenta competitividade das indústrias brasileiras de metal e mineração

outubro 31st, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial, CLP, supervisório No Comments »

Um seminário revela o potencial das disciplinas de inteligência computacional para expandir o uso da automação e impulsionar a produtividade na indústria.
Experiências de sucesso nas indústrias brasileiras de metal e mineração que resultaram em ganhos de competitividade através da otimização de processos, melhoria na qualidade do produto, aumento da produtividade e redução de custos foram apresentadas no 14º seminário de automação de processos, patrocinado pela ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (www.abmbrasil.com.br).
"A Automação Industrial tem um importante papel na melhoria da produtividade, qualidade e redução de custos das minas brasileiras. Nós podemos otimizar nossos processos de produção através da implementação de sistemas automatizados, que permitem melhor controle e uso das entradas, racionalização da mão-de-obra e redução dos custos de manutenção dentre outros benefícios" explicou Franciso Andrade, gerente de automação de plantas da Usiminas, uma das maiores produtoras de aço no Brasil e coordenador do comitê de organização do seminário.
O evento destacou a apresentação de 40 papers sobre os tópicos: Controle e Automação, Gerenciamento da Automação, Otimização e Simulação de Processos, MES/LIMS/PIMS/RTPMS, Tecnologia da Informação aplicada aos processos industriais e Segurança da Informação.
"Tivemos a oportunidade conhecer casos na área de inteligência computacional – por exemplo, o uso de redes neurais artificias e lógica Fuzzy, e sistemas de visão, processamento de imagens. Eu acredito que essas tecnologias podem ser muito usadas tanto nas indústrias de metal como nas de mineração, expandindo o uso  da automação além do tradicional controle de processos.", observou Andrade.
Como parte da agenda foi incluída uma visita à Gerdau-Açominas (outra importante produtora de aço no Brasil) e treinamento nos sistemas de Seguraça da Informação no Controle supervisório e Aquisição de Dados (SCADA). "A Segurança da Informação na questão da automação é crítica, devido ao alto risco de ataques de vírus e até mesmo sabotagem nos processos industriais", concluiu o coordenador do seminário.

Autora: Sílvia Pereira, [email protected], jornalista.
Fonte: Automation World (www.automationworld.com/news-7781)

AddThis Social Bookmark Button

Especialização em Automação Industrial na USP

junho 23rd, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial, CLP, instrumentação, robótica No Comments »

O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da  USP está com inscrições abertas até o dia 8 de julho para o curso de especialização em Automação Industrial, que será ministrado às sextas das 19:00 às 23:00 e aos sábados das 8:00 às 12:00 com duração média de 18 meses.

Conforme o próprio site da PECE/USP “O curso de especialização em Automação Industrial, abrange desde questões de modelagem e análise de conflitos de sistemas automatizados, questões técnicas como a implantação de soluções envolvendo controladores lógico programáveis, sistemas supervisórios e redes de automação até questões econômicas sobre recursos tecnológicos e gestão de projetos, com o intuito de preparar, atualizar e qualificar profissionais dedicados ao desenvolvimento e administração de projetos de automação industrial”.

É uma ótima oportunidade de adquirir novos conceitos e reciclar os conhecimentos na área. Maiores informações podem ser obtidas na página do curso.

AddThis Social Bookmark Button

iPhone conectado ao CLP?

junho 21st, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial, CLP, redes de comunicação No Comments »

Isto é o que promete o ScadaMobile, um aplicativo para iPhone ® e iPod Touch ®, desenvolvido pela Sweet William Automation ®, que possibilita o acesso e a monitoração de uma lista de variáveis e à memória dos Controladores Lógicos Programáveis. Projetado para facilidade de uso, o aplicativo auxilia aos engenheiros de campo e aos programadores de CLP a supervisionar em tempo real o estado de seus processos industriais a qualquer hora e em qualquer lugar.

Algumas características:

  • Monitorar (visualização e alteração) de variáveis do CLP por acesso local PrimaryScreen_iPhone3Gou wireless, suportando diversos tipos de dados (booleanos, signed e unsigned ints de 16 e 32 bits e ponto flutuante de 32 bits);
  • Upload e Download de programas de/para ScadaMobile via Navegador (Safari, Firefox e Internet Explorer);
  • Possibilidade de configurar vários níveis de acesso protegidos por senha para prevenir modificações acidentais das variáveis;
  • Suporte a a diversos protocolos de comunicação (Modbus/TCP, Ethernet/IP, etc) e fabricantes como Omron e AllenBradley.

A ProSoft Technology ® inclusive anunciou que vai desenvolver uma série de rádios para utilização com o software.

É a automação industrial cada vez mais integrada com os gadgets do dia a dia, algo que há alguns anos era difícil de imaginar…

AddThis Social Bookmark Button

WEG adquire a Instrutech

junho 17th, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial, instrumentação Comentários desativados em WEG adquire a Instrutech

A WEG adquiriu a Instrutech, empresa paulista do ramo de automação industrial, fabricante de sensores para automação industrial e comercial e para proteção de em condições de trabalho extremas.
Com esta aquisição a empresa pretende continuar crescendo no setor de sistemas integrados de automação fortalecer cada vez mais sua posição no mercado.

AddThis Social Bookmark Button

17ª Feira Brasileira da Mecânica e Automação Industrial

maio 31st, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial No Comments »

Em agosto teremos a 17ª edição da FEBRAMEC, que ocorrerá do dia 9 ao dia 13 nos pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul/RS.

Em paralelo ocorrerá também o Seminário Febramec de Tecnologia, que contará com diversas palestars nas áreas de Automação Industrial, Soldagem, Metalurgia do Pó e Ferramentas e Tecnologia de Conformação. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente pois as vagas são limitadas.

Será realizado também o Prêmio Febramec Meio Ambiente 2010, que tem como objetivo o reconhecimento de iniciativas de empresas que melhorem o seu processo produtivo atendendo às necessidades de preservação/conservação do meio ambiente. Vale lembrar que as inscrições para o prêmio devem ser feitas até o dia 15 de junho.

Maiores informações podem ser obtidas no site www.febramec.com.br.

AddThis Social Bookmark Button

Casa conceito online

janeiro 19th, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial, automação predial No Comments »

Um site criado para mostrar uma casa conceito é uma boa dica para se ver as melhorias que podem ser implantadas em uma residência.

CasaConceito

O objetivo não é o de mostrar uma casa totalmente automatizada, mas diversos fornecedores apresentam suas soluções para um melhor aproveitamento dos espaços e redução do consumo de energia.

Alguns exemplos do que você encontrará nessa casa:

  • internet de alta velocidade por fibra ótica;
  • controle inteligente de iluminação;
  • barreira contra raízes e plantas indesejadas;
  • iluminação por lâmpadas fluorescentes, xenon, halogênio ou led;
  • utilização de propano para o preparo de alimentos, secar roupas, aquecer água, etc…;
  • fechaduras eletrônicas com senha ao invés de chaves;
  • janelas maiores para aproveitar a iluminação natural.

Como a automação residencial cada vez está mais ligada com a industrial é interessante que nós, profissionais dessa área, conheçamos as tendências para quem sabe aproveitá-las no futuro.

Muitos podem pensar que o melhor seria automatizar tudo, porém isso pode aumentar o consumo de energia e encarecer demais o projeto para o principal interessado, o cliente.

Vale lembrar que um cliente fiel é cliente satisfeito, que estabelece uma relação de confiança com seu fornecedor/prestador de serviços e sabe que o seu objetivo é ajudá-lo a encontrar a melhor solução e não apenas ganhar dinheiro.

É melhor prestar vários serviços para um cliente e tê-lo como um parceiro e divulgador de sua empresa do que ganhar muito dinheiro em um único serviço para alguém que nunca o recomedará a ninguém.

O endereço do site é: www.builderconcepthome2010.com

Visitem, tirem suas próprias conclusões e quem sabe utilize alguma solução em sua própria casa.

Um abraço e até o próximo post, que desta vez espero que seja em breve…

AddThis Social Bookmark Button




BlogBlogs.Com.Br