Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/automagate/www/wp-config.php on line 95
supervisório | AutomaGate | O seu portal sobre automação industrial

Automação aumenta competitividade das indústrias brasileiras de metal e mineração

outubro 31st, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial, CLP, supervisório No Comments »


Warning: DOMDocument::load(http://migre.me/api.xml?url=http://www.automagate.com.br/?p=111): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/automagate/www/wp-content/plugins/migreme-retweet/migre-me.php on line 123

Warning: DOMDocument::load(): I/O warning : failed to load external entity "http://migre.me/api.xml?url=http://www.automagate.com.br/?p=111" in /home/automagate/www/wp-content/plugins/migreme-retweet/migre-me.php on line 123

Um seminário revela o potencial das disciplinas de inteligência computacional para expandir o uso da automação e impulsionar a produtividade na indústria.
Experiências de sucesso nas indústrias brasileiras de metal e mineração que resultaram em ganhos de competitividade através da otimização de processos, melhoria na qualidade do produto, aumento da produtividade e redução de custos foram apresentadas no 14º seminário de automação de processos, patrocinado pela ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (www.abmbrasil.com.br).
"A Automação Industrial tem um importante papel na melhoria da produtividade, qualidade e redução de custos das minas brasileiras. Nós podemos otimizar nossos processos de produção através da implementação de sistemas automatizados, que permitem melhor controle e uso das entradas, racionalização da mão-de-obra e redução dos custos de manutenção dentre outros benefícios" explicou Franciso Andrade, gerente de automação de plantas da Usiminas, uma das maiores produtoras de aço no Brasil e coordenador do comitê de organização do seminário.
O evento destacou a apresentação de 40 papers sobre os tópicos: Controle e Automação, Gerenciamento da Automação, Otimização e Simulação de Processos, MES/LIMS/PIMS/RTPMS, Tecnologia da Informação aplicada aos processos industriais e Segurança da Informação.
"Tivemos a oportunidade conhecer casos na área de inteligência computacional – por exemplo, o uso de redes neurais artificias e lógica Fuzzy, e sistemas de visão, processamento de imagens. Eu acredito que essas tecnologias podem ser muito usadas tanto nas indústrias de metal como nas de mineração, expandindo o uso  da automação além do tradicional controle de processos.", observou Andrade.
Como parte da agenda foi incluída uma visita à Gerdau-Açominas (outra importante produtora de aço no Brasil) e treinamento nos sistemas de Seguraça da Informação no Controle supervisório e Aquisição de Dados (SCADA). "A Segurança da Informação na questão da automação é crítica, devido ao alto risco de ataques de vírus e até mesmo sabotagem nos processos industriais", concluiu o coordenador do seminário.

Autora: Sílvia Pereira, silviapereira@uol.com.br, jornalista.
Fonte: Automation World (www.automationworld.com/news-7781)

AddThis Social Bookmark Button

Supervisório X IHM

setembro 25th, 2008 Fernando Meira Postado em Automação, IHM, supervisório 3 Comments »


Warning: DOMDocument::load(http://migre.me/api.xml?url=http://www.automagate.com.br/?p=28): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/automagate/www/wp-content/plugins/migreme-retweet/migre-me.php on line 123

Warning: DOMDocument::load(): I/O warning : failed to load external entity "http://migre.me/api.xml?url=http://www.automagate.com.br/?p=28" in /home/automagate/www/wp-content/plugins/migreme-retweet/migre-me.php on line 123

Olá colegas da automação, hoje gostaria de falar um pouco sobre IHM e sistema supervisório. Freqüentemente me fazem a seguinte pergunta:

– É melhor utilizar um sistema supervisório em um painel central ou trabalhar com IHM’s instaladas na área?
A resposta é muito manjada: Depende!
Os sistemas de supervisão instalados em uma sala com operadores treinados possuem diversas vantagens como:
  • Centralização das informações (facilitando o armazenamento histórico);
  • Visualização geral do processo de forma rápida;
  • Melhor controle das atuações dos operadores;
  • Facilidade de manutenção;
  • Telas de operação maiores.
Porém, em um processo onde temos atuação com base no produto, como indústrias alimentícias que necessitam de atuação rápida, o operador pode demorar a perceber alguma anomalia, que geralmente é passada por algum operador de área, o que pode causar uma falha de interpretação e conseqüentemente uma resposta errada ao processo.
Essa é uma das vantagens de se ter pequenas IHM’s localizadas em pontos estratégicos da linha de produção. Outras vantagens que podem ser citadas são:
  • Telas mais enxutas, facilitando a operação;
  • Controles simples e eficazes;
  • Acompanhamento em tempo real do resultado de suas atuações.
Por esses motivos, quem deve analisar qual dessas escolhas é a melhor, é o responsável pelo projeto de automação, que deve pesar todos os aspectos do sistema e decidir qual a melhor opção.
Um abraço a todos…
AddThis Social Bookmark Button




BlogBlogs.Com.Br