10 aplicativos Android® para Engenharia / Automação Industrial

dezembro 19th, 2011 Fernando Meira Postado em automação industrial, instrumentação, wireless 1 Comment »

Fiz uma pequena lista com 10 aplicativos que eu utilizo na minha área de atuação: Engenharia e Automação Industrial. Como a lista de aplicativos para o sistema Android® é grande e vem crescendo cada dia mais, haverão muitas opiniões diferentes, mas já é um bom começo para quem atua nessas áreas e está iniciando nesse sistema operacional.

1Pano – Este software faz a montagem de fotos panorâmicas. Você tira várias fotos sequenciais que são agrupadas formando uma única imagem, ideal para capturar, por exemplo, uma linha de produção a ser estudada.

 

 

2Bubble – O famoso nível de bolha de ar. Com esse aplicativo você pode nivelar o que você quiser: quadros, painéis elétricos, mesas, etc. Quem nunca ficou com aquela dúvida se algo estava nivelado mas, por falta de tempo e recursos, acabou apelando para o “olhômetro”.

 

 

3StopWatch & Timer – Um cronômetro bem intuitivo. De fácil utilização e com um design simples, bonito e eficiente.

 

 

 

 

4Scaler – A regra de três simplificada. Todos que atuam nessa área sabem de cor como utilizar a regra de três, mas fica muito mais fácil quando temos um aplicativo que nos poupe dessa tarefa, afinal sempre dá um pouco mais de trabalho quando precisamos converter um sinal de 4 a 20 mA para uma pressão de -30 a 70 mbar.

 

5 ElectroDroid – Tabelas e fórmulas na palma da mão. Um excelente aplicativo que possui diversas tabelas da disciplina elétrica (bitolas de cabos, tabela ASCII, simbologia, etc.), pinagem de cabos (serial, paralelo, ethernet, etc,) e calculadoras (resistores, lei de Ohm, filtros, etc.).

 

 

6RealCalc Scientific Calculator – Uma calculadora científica para ninguém botar defeito. A melhor calculadora que eu já utilizei em smartphones. Trabalha com o modo algébrico tradicional ou com o modo RPN (HP-4?G), possibilidade de consultar o histórico de resultados e uma tabela de constantes físicas, além de vários outros recursos.

7ConvertPad – Conversor de unidades. Possui diversas tabelas de conversão úteis para o nosso dia a dia como: pressão, vazão, distância, volume, densidade, etc.

 

 

 

8ReadItLater – Antes ler tarde do que nuca ler. Este aplicativo permite que você guarde o endereço de páginas na internet para uma leitura posterior. Pode ser integrado com o browser do seu computador, de modo que você armazena as páginas que você gostaria de ler com mais calma para acessá-las mais tarde no seu smartphone ou no seu computador pessoal.

 

9SpringPad – Um bloco de notas inteligente. Sabe aquelas tarefas que alguém solicita verbalmente e você responde que vai fazer depois quando estiver no local apropriado? Quantas delas você já esqueceu de fazer? Este aplicativo permite que você tome nota de várias formas: Lista de tarefas, lista de compras, post-it, fotos ou gravação de áudio. Caso necessite você também pode configurar um lembrete para as tarefas mas importantes.

 

10Documents To Go – Visualizador / Editor de documentos. Abra os seus arquivos de texto, planilhas, apresentações. Com a versão paga você pode editar e criar esses arquivos além de visualizar arquivos PDF.

 

 

 

Alguns desses aplicativos são gratuitos, outros são pagos e outros possuem uma versão paga e uma gratuita com limitações. Lembre-se que você pode encontrar outros similares que atendam às suas necessidades. Caso tenham alguma sugestão enviem nos comentários do post.

AddThis Social Bookmark Button

Especialização em Automação Industrial na USP

junho 23rd, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial, CLP, instrumentação, robótica No Comments »

O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da  USP está com inscrições abertas até o dia 8 de julho para o curso de especialização em Automação Industrial, que será ministrado às sextas das 19:00 às 23:00 e aos sábados das 8:00 às 12:00 com duração média de 18 meses.

Conforme o próprio site da PECE/USP “O curso de especialização em Automação Industrial, abrange desde questões de modelagem e análise de conflitos de sistemas automatizados, questões técnicas como a implantação de soluções envolvendo controladores lógico programáveis, sistemas supervisórios e redes de automação até questões econômicas sobre recursos tecnológicos e gestão de projetos, com o intuito de preparar, atualizar e qualificar profissionais dedicados ao desenvolvimento e administração de projetos de automação industrial”.

É uma ótima oportunidade de adquirir novos conceitos e reciclar os conhecimentos na área. Maiores informações podem ser obtidas na página do curso.

AddThis Social Bookmark Button

WEG adquire a Instrutech

junho 17th, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial, instrumentação Comentários desativados em WEG adquire a Instrutech

A WEG adquiriu a Instrutech, empresa paulista do ramo de automação industrial, fabricante de sensores para automação industrial e comercial e para proteção de em condições de trabalho extremas.
Com esta aquisição a empresa pretende continuar crescendo no setor de sistemas integrados de automação fortalecer cada vez mais sua posição no mercado.

AddThis Social Bookmark Button

Válvula guilhotina para ninguém botar defeito

novembro 22nd, 2009 Fernando Meira Postado em automação industrial, instrumentação No Comments »

VlvGlht96pol Se você pensa que já especificou alguma válvula grande saiba que a LVC (Lined Valve Company), fabricou uma das maiores válvulas do mundo para uma planta de tratamento de água em Chicago (EUA). As medidas são as seguintes: mais de 10 metros de altura, 3,4 metros de largura e mais de 19 toneladas de carbono e aço inxidável.

A conexão é para uma tubulação de 96 polegadas de diâmetro, aproximadamente 2,4 metros, sendo a terceira deste tipo fabricada este ano para Chicago. A LVC recebeu cerca de 1,5 milhões de dólares pelas válvulas, que são parte de um projeto que está sendo pago com os fundos obtidos à partir do pacote de estímulo do governo dos Estados Unidos.

Fontes: Intech, LVC

AddThis Social Bookmark Button

Alguns Cursos deste mês

março 7th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, instrumentação No Comments »

Boa tarde pessoal da automação! Ainda estou vivo!

 

Vou fazer o possível para voltar a publicar a agenda dos convites para cursos que eu recebo, seguem abaixo alguns eventos da ISA:

 

Sistemas Híbridos de Controle de Processos

Instrutor: Sérgio Rudiger

Data: 12 a 13 de março

Horário: 9 às 18hs

Local: Hotel Mercure (Moema, São Paulo/SP)

Descrição: Este curso tem como objetivo apresentar o conceito de Sistemas Híbridos em Automação de Processos, apresentando sua história, aplicações e recursos.

 

Medição de Vazão de Gás Natural da Teoria as Novidades

Instrutor: Gerard J. Delmée

Data: 17 a 19 de março

Horário: 9 às 18hs

Local: Mercure Apartments SP (Vila Olímpia, São Paulo/SP)

Descrição: Serão apresentadas as características e propriedades do gás natural que interagem com o sistema de medição de vazão, bem como as normas específicas para esta área, com ênfase nos medidores referidos nas portarias ANP/INMETRO para medições fiscais.

 

Instrumentação Básica

Instrutor: Paulo Teixeira

Data: 30 de março à 3 de abril

Horário: 9 às 18hs

Local: Hotel Mercure (Moema, São Paulo/SP)

Descrição: Apresentação das principais técnicas de medição de variáveis de processo            na indústria. Também serão apresentadas as terminologias, simbologias e definições mais utilizadas na área de instrumentação.

 Maiores informações podem ser obtidas no site da ISA: www.isadistrito4.org.br

Por este post é só, um abraço e até a próxima…

AddThis Social Bookmark Button

Instrumentos sem fio

fevereiro 10th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, instrumentação, wireless No Comments »

Com a tecnologia sem fio avançando cada vez mais nas indústrias, os instrumentos vem ganhando avanços significativos. Esses instrumentos possuem características que já foram citadas no post anterior, mas vou listar novamente:

  •  Alimentação por bateria;
  •  Mensagens mais curtas, transmitindo apenas o necessário;
  •  Boa penetração do sinal no ambiente industrial;
  •  Imunidade aos ruídos presentes em um ambiente fabril.

 Estas características são importantes para um bom funcionamento e uma maior confiabilidade da sua malha de instrumentos.

 Comparando-se com uma instalação com fios podemos citar as seguintes vantagens:

  • Instrumentos sem fio possuem uma maior mobilidade, facilitando a instalação e realocação dos mesmos;
  • A utilização de uma instalação sem fio reduz em aproximadamente 90% os custos na instalação, eliminado a fiação de campo;
  • Instrumentos sem fio possuem isolação elétrica, sendo assim não conduzem picos, surtos ou ruídos elétricos;
  • O meio de transmissão não é susceptível há corrosão.

 Fiquei um tempo sem postar devido às minhas férias, ninguém é de ferro né, mas o blog continua vivo. Volto a pedir aos que ainda não se inscreveram para encorparem a lista de seguidores desse blog. Sei que o número real é bem maior do que 8 seguidores registrados no momento em que publiquei esta postagem…

 Um abraço a todos e até a próxima.

AddThis Social Bookmark Button

A ISA tem um novo nome

novembro 6th, 2008 Fernando Meira Postado em Automação, instrumentação No Comments »


Calma, podem continuar chamando de ISA, porém o conselho de delegados (grupo que controla as políticas da ISA e possui um delegado por seção geográfica) reuniram-se em Houston e aprovaram por maioria absoluta o novo nome, que deixará de ser “The Instrumentation Systems and Automation Society” e passará ser chamada de “International Society of Automation”.


A decisão foi tomada tendo em vista que a Sociedade não engloba apenas instrumentos e sistemas, embora reconheça que sejam partes importante de um processo automatizado, o conselho entendeu que , hoje, o setor vai muito mais longe.
AddThis Social Bookmark Button




BlogBlogs.Com.Br