10 aplicativos Android® para Engenharia / Automação Industrial

dezembro 19th, 2011 Fernando Meira Postado em automação industrial, instrumentação, wireless 1 Comment »

Fiz uma pequena lista com 10 aplicativos que eu utilizo na minha área de atuação: Engenharia e Automação Industrial. Como a lista de aplicativos para o sistema Android® é grande e vem crescendo cada dia mais, haverão muitas opiniões diferentes, mas já é um bom começo para quem atua nessas áreas e está iniciando nesse sistema operacional.

1Pano – Este software faz a montagem de fotos panorâmicas. Você tira várias fotos sequenciais que são agrupadas formando uma única imagem, ideal para capturar, por exemplo, uma linha de produção a ser estudada.

 

 

2Bubble – O famoso nível de bolha de ar. Com esse aplicativo você pode nivelar o que você quiser: quadros, painéis elétricos, mesas, etc. Quem nunca ficou com aquela dúvida se algo estava nivelado mas, por falta de tempo e recursos, acabou apelando para o “olhômetro”.

 

 

3StopWatch & Timer – Um cronômetro bem intuitivo. De fácil utilização e com um design simples, bonito e eficiente.

 

 

 

 

4Scaler – A regra de três simplificada. Todos que atuam nessa área sabem de cor como utilizar a regra de três, mas fica muito mais fácil quando temos um aplicativo que nos poupe dessa tarefa, afinal sempre dá um pouco mais de trabalho quando precisamos converter um sinal de 4 a 20 mA para uma pressão de -30 a 70 mbar.

 

5 ElectroDroid – Tabelas e fórmulas na palma da mão. Um excelente aplicativo que possui diversas tabelas da disciplina elétrica (bitolas de cabos, tabela ASCII, simbologia, etc.), pinagem de cabos (serial, paralelo, ethernet, etc,) e calculadoras (resistores, lei de Ohm, filtros, etc.).

 

 

6RealCalc Scientific Calculator – Uma calculadora científica para ninguém botar defeito. A melhor calculadora que eu já utilizei em smartphones. Trabalha com o modo algébrico tradicional ou com o modo RPN (HP-4?G), possibilidade de consultar o histórico de resultados e uma tabela de constantes físicas, além de vários outros recursos.

7ConvertPad – Conversor de unidades. Possui diversas tabelas de conversão úteis para o nosso dia a dia como: pressão, vazão, distância, volume, densidade, etc.

 

 

 

8ReadItLater – Antes ler tarde do que nuca ler. Este aplicativo permite que você guarde o endereço de páginas na internet para uma leitura posterior. Pode ser integrado com o browser do seu computador, de modo que você armazena as páginas que você gostaria de ler com mais calma para acessá-las mais tarde no seu smartphone ou no seu computador pessoal.

 

9SpringPad – Um bloco de notas inteligente. Sabe aquelas tarefas que alguém solicita verbalmente e você responde que vai fazer depois quando estiver no local apropriado? Quantas delas você já esqueceu de fazer? Este aplicativo permite que você tome nota de várias formas: Lista de tarefas, lista de compras, post-it, fotos ou gravação de áudio. Caso necessite você também pode configurar um lembrete para as tarefas mas importantes.

 

10Documents To Go – Visualizador / Editor de documentos. Abra os seus arquivos de texto, planilhas, apresentações. Com a versão paga você pode editar e criar esses arquivos além de visualizar arquivos PDF.

 

 

 

Alguns desses aplicativos são gratuitos, outros são pagos e outros possuem uma versão paga e uma gratuita com limitações. Lembre-se que você pode encontrar outros similares que atendam às suas necessidades. Caso tenham alguma sugestão enviem nos comentários do post.

AddThis Social Bookmark Button

Padrão para comunicação industrial sem fio ISA100.11a

junho 12th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, wireless No Comments »

A Yokogawa Electric Corporation está estimulando esforços para desenvolvimento do padrão para comunicação sem fio para a indústria de automação de processos, o ISA100.11a. Baseada nesse padrão, a Yokogawa vai desenvolver uma nova plataforma de rede digital de campo que vai melhorar a produtividade, eliminando as atuais dificuldades enfrentadas pelos usuários com protocolos de comunicação incompatíveis e tornando possível a integração entre tecnologias com e sem fio.

Para entender um pouco mais leia os posts já publicados Automação sem fio e Instrumentos sem fio.

A utilização de instrumentos wireless teve seu uso limitado devido ao requerimento pelas tecnologias avançadas para garantir alta confiabilidade, resposta em tempo real, resistência ao ambiente, proteção a prova de explosões e também por causa do uso de protocolos de comunicação sem fio incompatíveis.

A Yokogawa está apoiando o desenvolvimento do padrão ISA100.11a porque ele possui os seguintes benefícios:

  • Oferece alta confiabilidade, garantindo operações de produção seguras e segurança da informação;
  • É baseado no protocolo IPv6, podendo acomodar grandes redes;
  • Possui excelente compatibilidade som os sistemas instrumentados existentes que utilizam protocolos como Foundation Fieldbus, Hart, Profibus e Modbus;
  • É adequado para uma grande gama de aplicações, do monitoramento ao controle.

ISA100.11a é um padrão para comunicação sem fio para a indústria de automação de processos proposto que foi aprovado em abril de 2009 pelo Comitê de Padrões ISA100 da Sociedade Internacional de Automação (ISA).Após essa aprovação pelo comitê, é esperado que o esboço do padrão seja aprovado pelo Conselho de práticas e padrões da ISA, ratificado pelo Instituto de Padrões Nacional Ameriacano (ANSI) e publicado.

Fonte: Process and Control Today

AddThis Social Bookmark Button

Instrumentos sem fio

fevereiro 10th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, instrumentação, wireless No Comments »

Com a tecnologia sem fio avançando cada vez mais nas indústrias, os instrumentos vem ganhando avanços significativos. Esses instrumentos possuem características que já foram citadas no post anterior, mas vou listar novamente:

  •  Alimentação por bateria;
  •  Mensagens mais curtas, transmitindo apenas o necessário;
  •  Boa penetração do sinal no ambiente industrial;
  •  Imunidade aos ruídos presentes em um ambiente fabril.

 Estas características são importantes para um bom funcionamento e uma maior confiabilidade da sua malha de instrumentos.

 Comparando-se com uma instalação com fios podemos citar as seguintes vantagens:

  • Instrumentos sem fio possuem uma maior mobilidade, facilitando a instalação e realocação dos mesmos;
  • A utilização de uma instalação sem fio reduz em aproximadamente 90% os custos na instalação, eliminado a fiação de campo;
  • Instrumentos sem fio possuem isolação elétrica, sendo assim não conduzem picos, surtos ou ruídos elétricos;
  • O meio de transmissão não é susceptível há corrosão.

 Fiquei um tempo sem postar devido às minhas férias, ninguém é de ferro né, mas o blog continua vivo. Volto a pedir aos que ainda não se inscreveram para encorparem a lista de seguidores desse blog. Sei que o número real é bem maior do que 8 seguidores registrados no momento em que publiquei esta postagem…

 Um abraço a todos e até a próxima.

AddThis Social Bookmark Button

Automação sem fio

janeiro 7th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, redes de comunicação, wireless No Comments »

Cada vez mais a tecnologia wireless (sem fio) ingressa no setor de automação industrial. A utilização de instrumentos desse tipo facilita a instalação em campo, já que elimina a necessidade de utilização de diversos cabos para comunicação com o controlador.

 

Há certo preconceito com essa modalidade, pois os primeiros testes eram feitos com base na tecnologia já utilizada em redes de computadores, porém os equipamentos utilizados não eram preparados para uso industrial já que não possuíam proteção contra interferências presentes no chão de fábrica e a confiabilidade dos dados transmitidos não era aceitável para o uso proposto onde as informações necessitam estar corretas e em tempo real, de modo a evitar maiores problemas. Os novos protocolos wireless já primam pela superação desses desafios.

 

Em uma malha wireless os instrumentos funcionam como receptores, emissores e roteadores para os demais módulos sem fio. Dessa maneira, a rede pode se reconfigurar automaticamente, caso algum nó deixe de operar, redesenhando assim a topologia e identificando um novo caminho para alcançar todos os dispositivos ativos.

 

Nos próximos tópicos falarei um pouco sobre os instrumentos (funcionamento, mais utilizados, etc.).

 

Não esqueçam de se inscreverem na lista de seguidores desse blog, dessa maneira vocês me ajudarão a saber quantas pessoas estão lendo as postagens.

 

Um abraço e até a próxima…

AddThis Social Bookmark Button

Invensys firma parceria com Motorola

agosto 12th, 2008 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, wireless No Comments »


A Invensys firmou uma parceria com a Motorola para fornecer as soluções de banda larga sem fio e outras tecnologias juntamente com seu portfólio de soluções sem fio para a indústria.

Entre as tecnologias sem-fio podemos citar:
  • Computadores móveis para áreas agressivas e explosivas rodando 
  • IPS InFusion View enterprise software;
  • Portfólio WLAN da empresa, que inclui acces-points sem-fio para áreas perigosas, switches WLAN e sistema de proteção contra intrusosna rede sem-fio.
É a tecnologia Wireless voando a ondas largas na automação industrial!
AddThis Social Bookmark Button




BlogBlogs.Com.Br