Funcionalidades para as IHM’s beneficiam as instalações industriais

junho 14th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, CLP, IHM No Comments »

As IHM’s (Interfaces Homem-Máquina) vem sendo usadas comumente para mostrar informações locais básicas, como operações do processo ou da máquina, alarmes e alguns gráficos de tendência. Elas possuem uma grande variedade de tamanhos e de opções de interação com o usuário (teclas, touchscreens, teclados e mouses).

Uma melhoria, muito desejada pelos programadores, foi a performance. As IHM’s agora podem rodar aplicações mais complexas, graças a uma CPU mais robusta, ao aumento da memória RAM e da capacidade de armazenamento. Desta maneira as IHM’s podem rodar não apenas em sistema operacionais proprietários, mas também em outras plataformas (como Microsoft Windows Embedded ou Professional), permitindo aos usuários tirar vantagem de recursos como a geração de documentos PDF.

As possibilidades de conectividade das IHM’s estão tendo um papel crescente, interligando controladores lógicos programáveis (CLP’s) à uma instalação de infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação). No nível de arquitetura do CLP, a interface com a IHM é facilitada através de diferentes tipos de conexão, como portas seriais, portas USB e Ethernet, junto com a possibilidade de utilizar a mesma IHM para conexão com diferentes protocolos de fabricantes de CLP. O elo com a TI é uma necessidade crescente, pois permite a utilização de dados em tempo real e históricos por sistemas MES (Manufacturing Execution System) e ERP (Enterprise Resource Planning).

Hoje é possível acessar remotamente, monitorar e controlar qualquer IHM de qualquer navegador de rede, facilitando ajustes e atualizações, pois não é mais necessário o deslocamento até o local e conectar o computador ao painel, que muitas vezes possui essa conexão em locais de difícil acesso, às vezes sendo necesário desmontar algumas partes para obter o acesso.

Essas habilidades, muitas em uso há algum tempo em empresas que investem na sua estrutura de automação, são apenas o início. A integração de vídeos vem se tornando cada vez mais popular, podendo ser utilizada, por exemplo, para exibir um vídeo mostrando um passo a passo de um determinado ajuste na máquina a um operador menos experiente. A utilização de um leitor de impressão digital na IHM facilitaria a vida dos usuários, que não precisariam armazenar senhas para desbloquear funções restritas.

Gostaria de aproveitar para pedir o seu voto no Prêmio Top Blog, clicando no selo localizado à esquerda no topo da página e confirmando seu voto na janela que se abrirá, ajudando assim a popularizar o blog. Um abraço a todos e uma boa semana.

Fonte: Automation.com

AddThis Social Bookmark Button

Programando o CLP e a IHM da máquina de lavar

maio 25th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, CLP, IHM No Comments »


A WEG firmou uma parceria com a LavexMil (empresa do ramo fabricação de máquinas e equipamentos para lavanderias industriais), apresentando na Feira Hospitalar 2009 uma Lavadora Extratora de Desinfecção que possui um CLP e uma tela TouchScreen para operação da máquina.

A máquina possui as funções de lavar, enxaguar, centrifugar e aquecimento das roupas hospitalares para a desinfecção com vapor a uma temperatura de 80 a 90ºC. A capacidade média da lavadora é de 60 a 240kg e possui até seis entradas de bombas dosadoras de produtos utilizados no processo de lavagem, com o diferencial de possuir um contador automático de dosagem que exibe a quantidade utilizada em mililitros.
Um outro ponto interessante está no sistema de segurança da máquina que, ao ocorrer um desligamento por falta de energia ou pelo acionamento do botão de emergência a máquina é paralisada suavemente através do acionamento automático dos freios, que é auxiliado pela programação do balanceamento do ar comprimido. A máquina ainda conta com quatro amortecedores e quatro molas pneumáticas.
Preparem-se, daqui a pouco sua mãe/esposa vai estar pedindo para você conectar o notebook no fogão para verificar a falha na chama, além de ter de guardar um backup dos eletrodomésticos…
Fonte: ParanaShop
AddThis Social Bookmark Button

Supervisório X IHM

setembro 25th, 2008 Fernando Meira Postado em Automação, IHM, supervisório 3 Comments »

Olá colegas da automação, hoje gostaria de falar um pouco sobre IHM e sistema supervisório. Freqüentemente me fazem a seguinte pergunta:

– É melhor utilizar um sistema supervisório em um painel central ou trabalhar com IHM’s instaladas na área?
A resposta é muito manjada: Depende!
Os sistemas de supervisão instalados em uma sala com operadores treinados possuem diversas vantagens como:
  • Centralização das informações (facilitando o armazenamento histórico);
  • Visualização geral do processo de forma rápida;
  • Melhor controle das atuações dos operadores;
  • Facilidade de manutenção;
  • Telas de operação maiores.
Porém, em um processo onde temos atuação com base no produto, como indústrias alimentícias que necessitam de atuação rápida, o operador pode demorar a perceber alguma anomalia, que geralmente é passada por algum operador de área, o que pode causar uma falha de interpretação e conseqüentemente uma resposta errada ao processo.
Essa é uma das vantagens de se ter pequenas IHM’s localizadas em pontos estratégicos da linha de produção. Outras vantagens que podem ser citadas são:
  • Telas mais enxutas, facilitando a operação;
  • Controles simples e eficazes;
  • Acompanhamento em tempo real do resultado de suas atuações.
Por esses motivos, quem deve analisar qual dessas escolhas é a melhor, é o responsável pelo projeto de automação, que deve pesar todos os aspectos do sistema e decidir qual a melhor opção.
Um abraço a todos…
AddThis Social Bookmark Button




BlogBlogs.Com.Br