Especialização em Automação Industrial na USP

junho 23rd, 2010 Fernando Meira Postado em automação industrial, CLP, instrumentação, robótica No Comments »

O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da  USP está com inscrições abertas até o dia 8 de julho para o curso de especialização em Automação Industrial, que será ministrado às sextas das 19:00 às 23:00 e aos sábados das 8:00 às 12:00 com duração média de 18 meses.

Conforme o próprio site da PECE/USP “O curso de especialização em Automação Industrial, abrange desde questões de modelagem e análise de conflitos de sistemas automatizados, questões técnicas como a implantação de soluções envolvendo controladores lógico programáveis, sistemas supervisórios e redes de automação até questões econômicas sobre recursos tecnológicos e gestão de projetos, com o intuito de preparar, atualizar e qualificar profissionais dedicados ao desenvolvimento e administração de projetos de automação industrial”.

É uma ótima oportunidade de adquirir novos conceitos e reciclar os conhecimentos na área. Maiores informações podem ser obtidas na página do curso.

AddThis Social Bookmark Button

Centro de Automação e Robótica no Ceará

junho 24th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, robótica No Comments »

Centauro, esse será o nome do Centro de Automação e Robótica criado graças à parceria entre a Fundação Núcleo de Tecnologia do Estado do Ceará (NUTEC) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), além de contar com o apoio da Secretaria de Ciência,Tecnologia e Educação Superior do Ceará. Ocentro foi inaugurado ontem (23/06/2009) e está localizado na NUTEC.
Este centro foi criado para fomentar as necessidades de mão de obra especializada no campo de automação na região, devido a instalação de complexos industriais como a Usina Siderúrgica, Central Termelétrica Endesa Fortaleza, Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Unidade de Produção de Biodiesel da Petrobras e Unidade da Brasil Ecodiesel como observa o Prof. José Tarcisio Costa, do Departamento de Engenharia de Teleinformática.
O Centauro contará com laboratórios de Automação e Controle (Lacontrol), Robótica (Labor) e o Núcleo de Compatibilidade Eletromagnética, Microondas e Antenas (Nucema), equipados para possibilitar realização de pesquisa, desenvolvimento e treinamento relacionados às diversas áreas de produção industrial, além de também realizar ensaios e análises, inspeções, laudos e pareceres técnicos.
Resultante de convênio entre UFC e a Rockwell Automation do Brasil, o Lacontrol dispõe de equipamentos para automação e controle semafórico, esteira transportadora, partida de motores, estações de bombeamento e reatores químicos, dentro dos padrões de modernidade, produtividade e competitividade. O Labor dispõe de conjunto de robôs móveis e versáteis para quase todas as aplicações indoor. Já o Nucema está apto a fazer análise de pré-conformidade eletromagnética, projetos de antenas e de radiofrequência, teste de sensibilidade a interferência eletromagnética, e oferecer serviços de consultoria e assessoria especializada e curso de extensão.
Fonte: UFC
AddThis Social Bookmark Button

Robô na seleção!!!

junho 10th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, robótica No Comments »

Maj Nakrob Wanichnukhrox, um estudante de doutorado em Engenharia de Automação e Robótica, lidera uma equipe de 5 membros da King Mongkut’s University of Technology Thonburi (KMUTT) na Thailândia, que levou 5 anos pesquisando e desenvolvendo o robô humanoide, que será exposto em Graz, na Áustria, de 19 de junho a 5 de julho.

O robô humanoide é desenvolvido para ter a aparência geral de um corpo humano e imitar alguns movimentos humanos. Como eles são operados por sistemas autônomos sem controles externos, robôs humanoides são mais complexos do que outros tipos de robô.

Fazer um humanóide requer a combinação de esforços de especialistas em diferentes áreas da ngenharia, incluindo robótica, automação, mecânica, eletrônica e computação.

Na competição mundial, uma condição para os robôs, que medem entre 30 e 60 centímetros, é a habilidade para jogar futebol contra outras unidades com controle completamente autônomo.

“Isso significa que nosso robô deve ser 100% auto-controlado, nós não podemos usar nada como cartões ou um joystick para controlá-lo e nem tocá-los” disse Maj Nakrob.

Fonte: Bangkok Post

AddThis Social Bookmark Button




BlogBlogs.Com.Br