Olá visitantes do AutomaGate, sejam bem vindos!
Este portal foi originado do meu blog, o AuBlogation, e terá em breve novas seções para organizar melhor o conteúdo do site.
Leiam, opinem, critiquem e participem…
Um abraço a todos…
agosto 2nd, 2009 Fernando Meira Postado em Automação No Comments »
junho 24th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, robótica No Comments »
junho 14th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, CLP, IHM No Comments »
As IHM’s (Interfaces Homem-Máquina) vem sendo usadas comumente para mostrar informações locais básicas, como operações do processo ou da máquina, alarmes e alguns gráficos de tendência. Elas possuem uma grande variedade de tamanhos e de opções de interação com o usuário (teclas, touchscreens, teclados e mouses).
Uma melhoria, muito desejada pelos programadores, foi a performance. As IHM’s agora podem rodar aplicações mais complexas, graças a uma CPU mais robusta, ao aumento da memória RAM e da capacidade de armazenamento. Desta maneira as IHM’s podem rodar não apenas em sistema operacionais proprietários, mas também em outras plataformas (como Microsoft Windows Embedded ou Professional), permitindo aos usuários tirar vantagem de recursos como a geração de documentos PDF.
As possibilidades de conectividade das IHM’s estão tendo um papel crescente, interligando controladores lógicos programáveis (CLP’s) à uma instalação de infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação). No nível de arquitetura do CLP, a interface com a IHM é facilitada através de diferentes tipos de conexão, como portas seriais, portas USB e Ethernet, junto com a possibilidade de utilizar a mesma IHM para conexão com diferentes protocolos de fabricantes de CLP. O elo com a TI é uma necessidade crescente, pois permite a utilização de dados em tempo real e históricos por sistemas MES (Manufacturing Execution System) e ERP (Enterprise Resource Planning).
Hoje é possível acessar remotamente, monitorar e controlar qualquer IHM de qualquer navegador de rede, facilitando ajustes e atualizações, pois não é mais necessário o deslocamento até o local e conectar o computador ao painel, que muitas vezes possui essa conexão em locais de difícil acesso, às vezes sendo necesário desmontar algumas partes para obter o acesso.
Essas habilidades, muitas em uso há algum tempo em empresas que investem na sua estrutura de automação, são apenas o início. A integração de vídeos vem se tornando cada vez mais popular, podendo ser utilizada, por exemplo, para exibir um vídeo mostrando um passo a passo de um determinado ajuste na máquina a um operador menos experiente. A utilização de um leitor de impressão digital na IHM facilitaria a vida dos usuários, que não precisariam armazenar senhas para desbloquear funções restritas.
Gostaria de aproveitar para pedir o seu voto no Prêmio Top Blog, clicando no selo localizado à esquerda no topo da página e confirmando seu voto na janela que se abrirá, ajudando assim a popularizar o blog. Um abraço a todos e uma boa semana.
Fonte: Automation.com
junho 12th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, wireless No Comments »
A Yokogawa Electric Corporation está estimulando esforços para desenvolvimento do padrão para comunicação sem fio para a indústria de automação de processos, o ISA100.11a. Baseada nesse padrão, a Yokogawa vai desenvolver uma nova plataforma de rede digital de campo que vai melhorar a produtividade, eliminando as atuais dificuldades enfrentadas pelos usuários com protocolos de comunicação incompatíveis e tornando possível a integração entre tecnologias com e sem fio.
Para entender um pouco mais leia os posts já publicados Automação sem fio e Instrumentos sem fio.
A utilização de instrumentos wireless teve seu uso limitado devido ao requerimento pelas tecnologias avançadas para garantir alta confiabilidade, resposta em tempo real, resistência ao ambiente, proteção a prova de explosões e também por causa do uso de protocolos de comunicação sem fio incompatíveis.
A Yokogawa está apoiando o desenvolvimento do padrão ISA100.11a porque ele possui os seguintes benefícios:
ISA100.11a é um padrão para comunicação sem fio para a indústria de automação de processos proposto que foi aprovado em abril de 2009 pelo Comitê de Padrões ISA100 da Sociedade Internacional de Automação (ISA).Após essa aprovação pelo comitê, é esperado que o esboço do padrão seja aprovado pelo Conselho de práticas e padrões da ISA, ratificado pelo Instituto de Padrões Nacional Ameriacano (ANSI) e publicado.
Fonte: Process and Control Today
junho 10th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, robótica No Comments »
Maj Nakrob Wanichnukhrox, um estudante de doutorado em Engenharia de Automação e Robótica, lidera uma equipe de 5 membros da King Mongkut’s University of Technology Thonburi (KMUTT) na Thailândia, que levou 5 anos pesquisando e desenvolvendo o robô humanoide, que será exposto em Graz, na Áustria, de 19 de junho a 5 de julho.
O robô humanoide é desenvolvido para ter a aparência geral de um corpo humano e imitar alguns movimentos humanos. Como eles são operados por sistemas autônomos sem controles externos, robôs humanoides são mais complexos do que outros tipos de robô.
Fazer um humanóide requer a combinação de esforços de especialistas em diferentes áreas da ngenharia, incluindo robótica, automação, mecânica, eletrônica e computação.
Na competição mundial, uma condição para os robôs, que medem entre 30 e 60 centímetros, é a habilidade para jogar futebol contra outras unidades com controle completamente autônomo.
“Isso significa que nosso robô deve ser 100% auto-controlado, nós não podemos usar nada como cartões ou um joystick para controlá-lo e nem tocá-los” disse Maj Nakrob.
Fonte: Bangkok Post
junho 2nd, 2009 Fernando Meira Postado em Automação No Comments »
Pessoal seguem alguns lembretes do blog:
maio 30th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial 3 Comments »
Eu não poderia deixar de falar aqui de uma das maiores feiras do setor que está chegando na próxima semana. Trata-se da 25ª FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação.
maio 25th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, CLP, IHM No Comments »
A WEG firmou uma parceria com a LavexMil (empresa do ramo fabricação de máquinas e equipamentos para lavanderias industriais), apresentando na Feira Hospitalar 2009 uma Lavadora Extratora de Desinfecção que possui um CLP e uma tela TouchScreen para operação da máquina.
maio 20th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial No Comments »
Pessoal segue uma relação de alguns cursos da ISA que ocorrerão no próximo mês (junho), todos serão realizados em São Paulo.
Para maiores informações acessem: www.isadistrito4.org.br/cursos.php.
Curso: Controle de Processo
Data: 2 a 5 de junho
Descrição: Mostrar os conceitos básicos e principais estratégias de controle, em linguagem simples e acessível e com a mínima matemática necessária, sem transformada de Laplace. Depois do curso, aluno será capaz de montar malhas de controle simples, fazer a sintonia do controlador PID e interpretar as não-estabilidades e analisar os distúrbios de uma malha de controle.
Curso: Princípios básicos de funcionamento de instrumentos e controles aplicados em caldeira a óleo e a gás
Data: 16 a 18 de junho
Descrição: Proporcionar aos participantes as informações básicas da automação e integração de caldeiras utilizando redes de controle e intertravamento, com monitoramento a distância através de uma HIM e/ou sistema de supervisão e controle (SSC).
Curso: Gerenciamento de Alarmes
Data: 18 e 19 de junho
Descrição: O número excessivo de alarmes existentes em unidades industriais acaba por sobrecarregar o operador nos momentos em que ele mais precisa. Ao invés de alarmes que alertem sobre uma real condição de instabilidade, esta grande quantidade de alarmes mal configurados acaba por prejudicar o operador justo na hora em que ele mais precisaria, levando a planta a não operar com segurança, em condição estável de processo e produção. Neste mini-curso, serão apresentados a metodologia, os conceitos e os principais problemas relacionados ao Gerenciamento de Alarmes.
Curso: Sintonia de Malhas de Controle
Data: 23 a 25 de junho
Descrição: Capacitar os participantes do treinamento a executar a Sintonia das Malhas de Controle, através da compreensão e ajuste das ações de controle: Proporcional, Integral e Derivativa. Também serão ensinados métodos de sintonia para que se possa identificar os melhores valores de ajustes das ações.
Fonte: ISA – Distrito 4
maio 4th, 2009 Fernando Meira Postado em Automação, automação industrial, história No Comments »
Vamos continuar essa série a partir dos anos 60 com o início dos controladores lógicos programáveis , os CLP’s (veja o post anterior A História da Automação Industrial Parte 1).
O ano de criação do primeiro CLP foi em 1968 por Dick Morley, que trabalhava para a empresa Bedford Associates, que tinha uma solicitação da General Motors para desenvolver um sistema capaz de eliminar a infinidade de fios e relés utilizados para o controle de sua fábrica. O mecanismo desenvolvido foi chamado de Modular Digital Controller ou MODICON.
No princípio, os primeiros CLP’s comercializados possuíam memórias de 1 a 4K e sua estrutura era formada por uma placa processadora e uma memória, enquanto a manipulação da lógica e algoritmos era feita por software, o que tornava esses sistemas extremamente lentos.
Para sanar esse problema foi implementado um novo componente, uma placa de interpretação da lógica, que poderia interpretar toda a lógica Ladder, sem precisar da intervenção do software.
Com a aquisição da Information Instruments Inc. a Allen Bradley® herdou o PDQ-II, que devido a sua complexidade e difícil programação foi substituído pelo PMC (Programmable Matrix Xontroller), que era menor e mais fácil de programar.
Por volta de 1971 a General Eletric® desenvolveu o primeiro controlador programável, o PC-45, por sua vez a Omron® apresenta o SYSMAC e em 1974 a Allen Bradley® registra a patente para o Programable Logic Controller (PLC).
Continua…